Educação Financeira

Qual o valor da sua dívida

O primeiro passo para quem quer se livrar das dívidas é ter a real noção da situação financeira. Muitas pessoas não tem coragem de fazer esta análise por terem medo de encarar uma realidade não muito fácil .
Uma coisa é certa ,não dá para fazer contas de cabeça, e por isto é necessário colocar tudo no papel (ou no arquivo do seu computador).
Sei que este passo, não é muito divertido,se você quer realmente ser uma pessoa financeiramente equilibrada, posso te assegurar, que não dá para pular esta etapa. Ela é simplesmente tudo, é o alicerce para a construção de uma vida nova. Então, mãos a obra.

Anote tudo. Absolutamente tudo!
Empréstimo no banco(não contabilize apenas a prestação e sim considere o valor total da dívida),o dinheiro que se deve para amigos e parentes também devem ser considerados, dívidas antigas , cheques que voltaram, as dívidas com o cartão de crédito, e não se esqueça os cheques pré-datados também são dívidas. Qualquer valor, ainda que seja pequeno deve ser considerado.
O susto pode ser grande, mas valerá a pena.
Este procedimento é um dos mais (se não for o mais) importantes no processo de liquidação de dívidas, porque afinal de contas , ninguém consegue vencer uma guerra sem conhecer o seu adversário não é verdade? Pois então… em se tratando de dívidas o raciocínio deve ser o mesmo. E ,sim é verdade, você pode considerar a sua dívida como sua adversária. Ela está contra você, não tem nada de bom para te dar, te escraviza, oprime.
É possível mudar esta situação, o caminho pode não ser tão fácil, mas o final é extremamente gratificante. Afinal de contas quem é que manda em quem? Quem é senhor de quem? É você quem manda no dinheiro ou é o dinheiro quem manda em você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *