Educação Financeira

O uso consciente do dinheiro

Ontem (09/08), participei de um evento sobre finanças pessoais realizado pela comunidade TEDx Vila Madá , aqui em São Paulo,realizado na livraria Cultura, O USO CONSCIENTE DO DINHEIRO  (de gratis)
Os temas abordados foram :
Sou capaz de reconher a inveja dos outros e a minha própria inveja ?
PalestranteEcyr Soar , médico psiquiatra e psicoterapeuta, fez uma reflexão sobre o uso in-consciente do dinheiro apresentando os aspectos simbólicos do dinheiro e as consequências dos conflitos inconscientes para a vida financeira.
E então você acredita que no seu caso dinheiro pode trazer mais felicidade ?
Palestrante: Jurandir Macedo, professor de finanças pessoais, mostrou a partir de sua experiência pessoal o desafio de trabalhar com finanças pessoais em um Brasil tão desigual, dividido por ele em três grandes grupos .
O que é preciso saber para uma pessoa usar melhor os recursos da sua cidade?
Palestrante: Gilberto Dimenstein, jornalista, educador e idealizador do Catraca Livre, mostrou a partir da história do site, como é possível fazer bom uso do dinheiro.

E você esta vivendo o hoje se preparando para o amanhã?
Palestrante: Martin Iglesias, gerente de Educação para Investidores do Itaú Unibanco, falou do comportamento econômico do brasileiro a partir das diversas mudanças vividas pelo país nas últimas décadas.
Quanto você está disposto a pagar para antecipar o futuro?
Palestrante: Mara Luquet, jornalista econômica, contou os diversos casos reais vivenciados por ela, que quebrou duas vezes, inspirada no título “Tristezas não pagam dívidas”, nome de um de seus livros.
O evento foi maravilhoso, quero chamar atenção para duas coisas: A comunidade TEDx Vila Madá, (que eu não conhecia) http://www.tedxvilamada.com.br/ , os vários eventos são transmitidos AO VIVO, para os membros da comunidade . Tem um forum com os palestrastes do evento, vale a pena participar.
Outra coisa que já tinha escutado, mas conheci melhor e achei maravilhoso foi o projeto CATRACA LIVRE  do Dimenstein ,http://catracalivre.folha.uol.com.br/ , cultura de graça para todos.
Fica aí a minha dica.
Até Mais.

4 Comentários

  • Luciene

    Ção,

    TEDx são encontros locais realizados de forma independente para reunir pessoas interessadas em compartilhar uma experiência ao estilo TED.
    TED é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1.984 pelos americanos Richard Saul Wurman e Harry Marks com o objetivo de espalhar novas ideias. Surgiu como uma conferência anual na Califórnia reunindo pessoas de três áreas: Tecnologia, Entretenimento e Design.
    Assim, surgiu o TEDx Vila Madá, movimento sem fins lucrativos, iniciado em dezembro de 2009, sob a licença do TED. Uma das iniciativas do TEDx Vila Madá é sua comunidade virtual, criada para reunir pessoas interessadas em compartilhar, debater e promover o valor das idéias e ideais.
    As palestras são gravadas e disponibilizadas no site do Tedx Vila Madá.

    Obs: o evento foi muito bem organizado, muito bom mesmo.eu adorei
    Obrigada pela visita.
    Abraço!!!
    Luciene

  • martha

    olá, sou jornalista e estou fazendo uma matéria sobre Educação Financeira, procuro exatamente quem tenha participado de programas como este… por favor, me liga – 11 9402-2072 – preciso entregar esta matéria hoje (6a feira 13, ainda por cima!)
    Martha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *