Economia Doméstica

Gastos com mantimentos e cardápio

Na postagem anterior comentei o meu descontrole no supermercado no mês de setembro.
Fiquei muito incomodada com o ocorrido, e pensando em uma maneira de amenizar os gastos desnecessários neste item.
Este mês demorei a fazer a compra de mantimentos, porque queria deixar a lista mais completa. Procurei incluir um número maior de produtos, visto que no decorrer do mês sempre acabo dando aquelas idas ao supermercado para comprar supérfluos (doces sorvetes e apetrechos para fazer lanchinho).
Minha lista aumentou bastante, mas percebi que ainda assim ficaram faltando alguns detalhes, mas já estou solucionando.
Uma das atitudes que eu adotei foi fazer um CARDÁPIO, das refeições semanais.

Eu acho a ideia de ter cardápio pronto uma saída bem legal para a organização não apenas da casa, mas especialmente financeira, porque ter a noção do que se irá gastar com mantimento, faz com que não compremos de maneira desordenada.
Eu tinha visto esta ideia de preparar cardápios em um livro já faz um bom tempo, mas somente agora resolvi colocar em prática. E fiquei pensando na maneira como os restaurantes trabalham, já imaginou se todos os dias eles tivessem que ficar pensando no prato que iriam preparar?
Bem, o meu MAIOR objetivo com tudo isto é resolver definitivamente uma questão muito básica e que envolve gastos: ALIMENTAÇÃO.
Não dá mais para ficar errando neste item, por ser muito elementar. Quero (em se tratando de dinheiro), pensar em coisas maiores.
Ainda faltam uns ajustes, mas vou gastar tempo e energia com isto.
Ah! Eu já ia me esquecendo. Montar um cardápio dá um trabalhão.
Não sei exatamente qual será o resultado desta mudança com as compras do supermercado, vou precisar terminar o mês para ver se realmente esta organização irá trazer uma boa economia para o bolso. Depois eu conto o resultado para vocês!
Um grande abraço e até mais!

4 Comentários

  • Luciene

    Ola Nadia!!!
    Como você pediu,eu disponibilizando as postagens do blog por e-mail, dá uma olhadinha no lado direito, no início do blog.
    Cadastre seu e-mail, e receberá as postagens.
    Um grande abraço!!!
    Luciene

  • Luciene

    Oi Ção,

    rsrsrs. Meu cardápio ficou bem variado, e posso fazer pequenas modificações, desde que utilize os ingredientes que tenho em casa. O que não quero mais, é fazer tantas visitas ao supermercado.
    Estou gostando da experiência.
    Um abraço

  • Ção

    Olá Luciene

    Seu post me fez lembrar de uma amiga, a Graça que estava me ajudando a colocar as finanças em dia. (para constar, e eu toda rebelde, rsrs)

    Ela exemplificando, que comprava numa loja,
    .que aceitava o vale alimentação,
    .que o valor do lanche X dias, comportasse no valor do vale recebido.
    Ela trabalhava em um call center e tinha 15 minutos de lanche, então a opção dela foi 1 pacote de biscuit e 1 iogurte, comprados para o mês inteiro.

    Fiquei rebelde, pensei: e seu quiser um dia comer coxinha? tomar um refri? (por isso que meu vale refeição o mês passado sobrou um pouquinho e nesse mês terminou em 15 dias)

    Cardápio pre estabelecido é prático e econômico. Como você é focada. Deve gostar da experiência.

    Beijos
    Esse é o porém do cardápio pre estabelecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *