Dica da Lu,  Finanças Pessoais

IPVA 100%

Andei meio sumida… São muitos acontecimentos novos por aqui, qualquer dia eu conto as novidades.
Outro dia fiz uma postagem Incluindo IPVA nos gastos fixos mensais comentando do meu objetivo de começar o ano de 2011 com o valor do meu IPVA pago (reservado), mas também fiz a observação de que talvez não conseguisse 100% do valor e que isto não me deixaria frustrada, pois (argumentei), que valorizo os pequenos começos e que por isso poderia considerar 80% do valor como algo significativo.
Pois bem, EU CONSEGUI OS 100%. A grana do IPVA está reservada.

O bom é saber que não terei que ficar os três primeiros meses do ano pagando este imposto.
Agora a segunda etapa é: (como eu também já havia comentado) dividir o valor do IPVA 2012, em doze meses e incluir o valor nos meus gastos fixos mensais para não ter que extrair do meu orçamento valores altos, como aconteceu este ano.
O motivo da minha alegria é que não completou um ano que saí da condição de endividada, e consegui reverter hábitos antigos obtendo um bom resultado. Este é um deles.
Quero ressaltar uma coisa: quando eu já tinha uma boa quantia (uns 70% do valor do imposto), apareceram mil razões para eu gastar o dinheiro, a tentação foi grande, mas consegui superar e valeu muito à pena.
Para conseguir esta reserva, eu poupei alguns meses e utilizei a restituição do IR e Nota Fiscal Paulista.
É muito boa a sensação de que tenho o controle (claro que é apenas o começo, isto não é absoluto) das minhas finanças , isto é realmente muito bom.
Se você ainda não teve esta experiência, tá aí a minha dica.
Um grande abraço e até mais!

11 Comentários

  • Anônimo

    Estou começando e fiquei muito feliz de ver que pode dar certo. Ainda não li todo teu blog, mas vi que em um ano deixou de ser endividada (eba!!). E já começou a investir / entender de investimentos? Ainda estou no momento de por as contas em dia e tal…

  • Juliana - Equipe Blog Finanças Pessoais

    Olá, gostei muito do artigo. Ele tem o mesmo perfil dos artigos publicados pelo nosso blog. O Blog Finanças Pessoais é um blog que reúne os melhores artigos sobre finanças pessoais de diversos blogueiros do Brasil, direcionando os nossos leitores para conhecerem os blogs parceiros.
    Se estiver interessada em fazer parte da nossa equipe de blogueiros, me envie um e-mail com o seu contato para eu explicar os detalhes da parceria.
    Para adiantar: da sua parte, só é necessário enviar os posts para a gente publicar e adicionar um banner nosso no seu blog. Já a nossa tarefa é direcionar os nossos leitores para o seu blog!
    Conheça o nosso blog: http://financaspessoais.blog.br e o nosso software de controle financeiro: http://financedesktop.com.br.
    Aguardo o seu contato!
    Atenciosamente,
    Juliana Martins
    juliana.martins@myfreecomm.com.br
    Equipe Blog Finanças Pessoais

  • Janaina Lellis

    Na próxima segunda-feira, dia 13, a XP realiza o dia nacional de palestras “Casais Inteligentes Investem Juntos”, e, ao longo desse mês, haverá outras palestras gratuitas com esse tema espalhadas pelo Brasil. Participe dessa iniciativa e confira abaixo o release com mais informações. Se tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato comigo.

    Dia nacional de palestra ensina casais a investir

    Viver "felizes para sempre" pode ser um pouco mais complicado do que se imagina. Muitas brigas começam com problemas simples como dinheiro, a falta dele ou discordâncias sobre como investir. Pensando nos casais apaixonados que ainda não fizeram seu planejamento financeiro, a XP lançou um dia nacional de palestras com o tema “Casais Inteligentes Investem Juntos”. O evento acontece em todo o País na próxima segunda-feira, dia 13 de junho, e é gratuito.

    Na palestra, você e seu par vão descobrir qual é o "signo" de cada um no horóscopo financeiro dos casais e como isso pode afetar o futuro dos dois. Será que a união é "um puxando o outro" ou "a todo vapor"? O especialista vai mostrar a importância de diálogo para tornar o dinheiro parte do cotidiano e como evitar que o dilema entre poupar e gastar não se transforme em uma bola de neve e destrua o relacionamento.

    Pelo menos 21 palestras já há marcadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará e outros. No programa do curso, com duração de 1 hora, o casal vai aprender a traçar seu perfil e conciliar os gostos de cada um. Ao fim da palestra, a meta é que os pombinhos saibam escolher onde aplicar o dinheiro de acordo com seus objetivos.

    O programa foi desenvolvido a partir do livro do especialista Gustavo Cerbasi, “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”. Encontre uma turma perto de você em http://migre.me/51iB6

    Janaina Lellis
    XP Investimentos | Marketing
    (21) 3265-3352 | http://www.xpi.com.br

    Rio de Janeiro | RJ:
    Av. das Américas 3434 | Bloco 7 | 2º andar
    CEP: 22631-003

  • Anônimo

    luciene,

    Sou graduando do curso economia e sou fazendo uma monografia na area de finanças.
    Gostaria de saber se voce poderia responder um questionario para ajudar na minha pesquisa.
    Como não encontrei seu e-mail, encaminho o meu, pois não consigo colocar o questionario aqui.

    heitords@gmail.com

    Att,

    Heitor Benigno

  • Luciene

    Olá Gaucho,
    É muito bom "ouvir" a voz da experiência, parabêns para você por ter uma atitude inteligente.Estou aos poucos podendo desfrutar do prazer de não ter que pagar juros.
    Um abraço!

  • Luciene

    Anonimo,
    Super obrigada pelo comentário.
    Esta caminhada não é fácil mesmo, mas viver endividado tbém não é, então, VAMOS À LUTA, porque o resultado é maravilhoso!!
    Grande Abraço.

  • Gaúcho Taura

    Bom Dia

    Desde 2003, quando adquiri o meu carrinho, a segunda parte do 13º é direcionado para este fim: o IPVA, que aqui no RS pode ser pago em dezembro e com um baita desconto (pagamento antecipado).

    Nunca parcelei o dito imposto, pois, é mais vantajoso pagar antecipado com este desconto do que parcelar.

  • Anônimo

    muito bom o blog. realmente está sendo um exemplo para mim. sair de uma vida de endividada para uma com as contas no lugar realmente não é fácil para ninguém, mas suas dicas têm me inspirado muito.

  • Andréa

    Parabéns pela conquista!!!!

    Eu vou seguir seu exemplo. Acabei de comprar um carro e como tudo é novo para mim, já vou aproveitar a segunda parcela do décimo para começar a poupar o IPVA e seguro de 2012.

    Obrigada pela dica!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *