Economia Doméstica

Já parou para pensar nos desejos de compras?

Eu desisti de algumas compras.
Comecei a REFLETIR  sobre elas porque estava ficando angustiada toda vez que pensava nestas aquisições.
imagem: consumidor moderno
 
Secadora de roupas: Tenho uma lavanderia de bom tamanho, mesmo morando em apartamento. Uma janela de 2,30 MT por onde entra muito sol e ar quase fresco. Com o aquecimento global, em São Paulo, o frio já não é tão intenso, os períodos de alta umidade são bem
curtos e posso me arranjar nestes dias. 
Não tenho coragem de ligar uma secadora com o sol a pino entrando na minha lavanderia. 
“Moro em um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, que beleza…”.
Quando fiz a reforma (que ainda não comentei o resultado), comprei vários varais para roupas de ótima
qualidade e funcionalidade. Que tem me servido muito bem. 
Sei que esta não é a realidade de muita gente, pois a grande maioria das lavanderias de apartamentos são minúsculas e sem nenhuma ventilação. Se este fosse o meu caso não abriria mão de uma secadora.

Lavadora de louças: Eu realmente acho confortável este item, mas na tal reforma que ainda não comentei o resultado, quase enlouqueci procurando um espaço para encaixar a lavadora, pois não queria abrir mão de armários que são extremamente necessários para
mim.  Pensei bastante e conclui que posso continuar vivendo sem este eletrodoméstico, acho que ele não vai mudar tanto a minha qualidade de vida.
 
Forninho elétrico: Eu queria um forninho para (entre outras coisas) esquentar pães, porque não moramos perto de uma boa padaria e temos o hábito de comprar uma grande quantidade de pães e deixar na geladeira e todos os dias esquentamos no forno. Minha argumentação para compra-lo é que não usaria mais o forno convencional a gás por ser muito grande. Então eu fiquei pensando que já estou bem adaptada com o forno a gás e que o novo forno não teria nenhuma nova função (a não ser mais uma coisa para limpar e deixar a conta de luz mais alta). Também não criei nenhum espaço na minha nova cozinha para este item.
 
Liquidificador superhiper, mega potente: Como não sou uma pessoa com excelentes dotes culinários, já tive muitos problemas ao fazer receitas no liquidificador, não conseguia triturar os alimentos direito, entre outras dificuldades. Por causa disto eu queria muito
um liquidificador “bem do bom” sabe! Então eu descobri, que na verdade eu não sabia usar os ingredientes da maneira correta e por isto não tinha sucesso, logo, mesmo sabendo que há liquidificadores bem melhores e mais eficientes que o meu, para o meu estilo de vida, o que tenho é suficiente.Desisti.
 
Tenho muitas aquisições para fazer relacionadas à manutenção da casa (algo que valorizo), notar a falta de necessidade destes eletrodomésticos foi muito bom, porque agora consigo focar no que é prioridade e portanto no que me trará maior qualidade de vida.

“No dia em que cada família souber consumir com qualidade, ou seja, maximizando sua satisfação a cada compra, aproveitará melhor o que consome e, consequentemente, consumirá em menor quantidade.” (Gustavo Cerbasi).

 
Comigo aconteceu assim, e sei que para algumas pessoas, as compras das quais eu abri mão podem ser essenciais.
O importante é parar e analisar se o que estamos comprando irá trazer grandes benefícios ou se apenas estamos sendo impulsionados a fazer tais aquisições.
 
E você? Já parou para pensar nos seus desejos de compras?
Um abraço
Que bom que você veio, volte sempre! E traga mais amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *