Educação Financeira Crianças

Crianças, dinheiro e organização da casa

Uma boa maneira de ensinar às crianças a lidar com questões sobre o bom uso do dinheiro é envolve-las na organização da casa.
Mostre para ela como algumas coisas funcionam.

Por exemplo:
É importante que elas saibam que todo mês é preciso pagar para que se tenha água para beber, tomar banho, lavar as mãos e tudo o mais. Que se paga para ter chuveiro quente, para assistir a TV, jogar vídeo game e que se todas as pessoas da casa estiverem comprometidas a usar estes recursos de maneira consciente, evitando o desperdício, o dinheiro que seria usado para pagar as contas de água e luz, por exemplo, pode ser usado para fazer coisas mais interessantes.

A “brincadeira” é a seguinte:


Não demorar na hora do banho.

Fechar a torneia ao escovar os dentes.

Desligar aparelhos que não estão sendo utilizados.

Apagar as luzes dos lugares ao sair.

Para a criança entender e se interessar em participar da “brincadeira”, reverta toda a economia feita nas contas de água e luz para o cofrinho dela. Mostre que economizar nestas coisas faz com que sobre mais dinheiro.

Aproveite para usar o dinheiro economizado realizando algum desejo das crianças. Se for necessária espere juntar o dinheiro com a economia dos meses seguintes.

Economia da conta de Água

Acompanhe e oriente durante todo o tempo, afinal, isto é um aprendizado.

Toda a família deve estar empenhada com essa mudança de comportamento. Um colabora com o outro. Todos com o mesmo objetivo: Não desperdiçar os recursos e fazer sobrar mais dinheiro o/.

 
Não permita que gastos dos dia a dia prejudiquem a qualidade de sua vida financeira.
Pequenas mudanças trazem grandes resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *