Dica da Lu,  Finanças Pessoais

O lazer e as finanças

É verdade. Os especialistas dizem que:

Um dos primeiros gastos que são cortados quando um endividado quer saldar suas dívidas, é o lazer.
Os gastos com lazer devem ser inclusos no orçamento,pois este serve como combustível para enfrentarmos as situações do dia a dia, e acima de tudo nos dá muito prazer. 
Nisto podemos incluir: viagens,diversões,restaurantes, Hobbies, filmes, livros etc.
A primeira frase é verdadeira, foi exatamente o que eu fiz, cortei com rigor o lazer da minha vida, quando estava na fase de endividamento. Fiquei mais de 3 anos com falta de diversão (é claro que fiz algumas viagens e fui algumas poucas vezes ao cinema), tive que negligenciar esta área da minha vida e posso afirmar, que um dos maiores ônus do endividamento é não poder usufruir do dinheiro para o prazer.

Como eu mergulhei de cabeça no controle de gastos, confesso que no início não tinha muita percepção de que estava deixando de lado algo que sempre valorizei . Dedicava o meu dinheiro apenas para saldar minhas dívidas, e passado algum tempo, pude ter a noção do quanto foi danoso abandonar a diversão.

Quando digo abandonar, não estou menosprezando momentos em que estive em contato com a natureza, com amigos e outras coisas que não incluem dinheiro e que também trazem muita alegria e satisfação.
.
A segunda frase também é verdadeira, e  é a atitude que vou tomar a partir de agora.
Vou organizar as minhas finanças e incluir como prioridade pequenas viagens e passeios.
E como exercício no último final de semana fui com minha família passar o dia em Campos do Jordão, foi um passeio muito agradável.
Fiz uma pequena reflexão e conclui que valeu todo o sacrifício que fiz para sair das dívidas, não me arrependo de nenhuma atitude, mas não posso deixar de dizer para os que acompanham o meu blog e que tem em mim um exemplo de superação. NÃO ABANDONE ESTE ITEM DE SUA VIDA, busque alternativas, e sempre inclua o prazer (que nem sempre necessita de grana) no seu orçamento, seja qual for o seu objetivo financeiro (aposentadoria,investimento,endividamento…).
Ah! mas fique atento hein! se for passear no shopping cuidado com as tentações.
Um grande abraço! Volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *